A Associação VERDENARRATIVA



   A Associação Desenvovimento Socio-Cultural VERDENARRATIVA surgiu com a necessidade emergente de apoiar a organização do Novo Mercadinho Leiria e de se criarem programas culturais e estilos de vida alternativos na cidade de Leiria. É um espaço de encontro, de troca e partilha de experiências, conhecimentos e atividades.  Aqui queremos organizar debates, projecções de filmes e documentários, exposições, oficinas, cursos, entre outras actividades, de intervenção e educação eco-social.

Pretendemos contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e ao mesmo tempo pôr em prática alternativas à sociedade de consumo actual. Defendemos a formação em variados temas ambientais e culturais resultantes na capacidade crítica social e na criação de estilos de vida mais sustentáveis e éticos.      A associação está aberta a propostas de actividades, oficinas e projectos sem fins lucrativos nomeadamente de âmbitos culturais, artísticos e ambientais e que se coadunam com os princípios da mesma.

 A ADSC VERDENARRATIVA rege-se por quatro princípios básicos, que são os seguintes:

1 - Sustentabilidade - São claramente prioritárias as iniciativas locais, elaboradas em igualdade de oportunidades, com redução do impacto ambiental e/ou reutilização de materiais, promotoras de um modo de vida mais saudável e equilibrado, inovador e criativo.

2 - Cidadania - A ADSC Verde Narrativa é um ponto de encontro da cidadania activa e destina-se principalmente aos Leirienses, aos cidadãos, para que juntos possam construir uma cidade mais activa, mais estimulante, mais inclusiva e intrinsecamente mais sustentável.

3 - Transparência - A ADSC Verde Narrativa não foi criada para beneficiar actividades e entidades com fins lucrativos. Não significa que não sejam vendidos objectos e/ou serviços mas sempre como forma de financiar as actividades da Associação.

4 - Diversidade - A ADSC Verde Narrativa favorece a diversidade: de ideias, pessoas, abordagens, iniciativas…

A ADSC VERDENARRATIVA tem como Objectivos Gerais:

1.     Proporcionar um espaço de participação cívica esclarecida na vida pública da cidade;

2.     Estimular a consciência ambiental dos cidadãos;

3.     Aumentar a qualidade de vida dos cidadãos promovendo o acesso à  cultura, formação, lazer…;

4.     Oferecer preços acessíveis e transparentes;

5.     Reabilitar e devolver à cidade espaços abandonados;

6.     Apostar na formação como forma de enriquecimento pessoal;

7.     Criar um espaço pretende-se multidisciplinar, onde se possam desenvolver actividades que visam dar resposta às necessidades da população;

8.     Fomentar o turismo promovendo a região como produto global;

9.     Prestar serviços sociais à comunidade;

10. Criar um espaço comunitário despreconceituoso, aberto a todas as idades, religiões, culturas, partidos, opiniões e ideais.


    Se concorda com os nossos princípios  e quer ajudar-nos a atingir os nossos objectivos, apoie esta causa fazendo-se sócio. Mais informações durante o dia de Novo Mercadinho Leiria!

Sem comentários:

Enviar um comentário